domingo, 27 de março de 2011

Água nao desperdice .

Olá pessoal. Espero que vocês gostem do assunto que vou posta.

A água é um recurso natural essencial para nossa sobrevivência e a de todas as espécies que habitam a Terra. É quase impossivel imaginar como seria o nosso dia-a-dia sem ela. A ameaça da falta de água e permanente , em niveis que possam inviabilizar até a simples existência, pode parecer um exagero mais concerteza nao é.

As consequencias do rápido crescimento da população mundial no século passado e sua concntração em grandes zonas urbanas já são evidentes em várias partes do mundo. Dados da Organizaçao das Nações Unidas (ONU) revelam que hoje cerca de 250 milhões de pessoas, em 26 países, têm grande dificuldade para obter água. Todas estão entre os 2 billhões de seres humanos que nao dispõem de água potável, ou seja água tratada, saudável, segura para o consumo. Ad projeções da ONU indicam que, se a tendência continuae. em 2050, mais de 45% da população mundial estará vivndo em países que não poderão garantir a cota diária mínima de 50 litros de água por pessoa para sua necessidades básicas.

Mesmo países que dispõem de recursos hídricos abundantes, como o BRASIL, não estão livres da ameaça de uma crise. A disponibilidade varia muito de uma região para outra.Além disso, nossas reservas de água potável estão diminuindo. Entre as principais causas estão o crescente aumento do consumo e contaminação das águas superficiais e subterrâneas por esgotos doméstico e redíduos tóxicos da indústria e da agricultura.

O ciclo da água

Antes de mais naa, é preciso conhecr o vaivém desse bem essencial. Na natureza a água e a umidade se encontram em contínua circulação, fenômeno conhecido como ciclo hidrológico. A água dos oceanos, rios, lagos, da camada superficial dos raios solares.O vapor formado vai constituir as nuvens, que, em condições adequadas, condensam-se, precipitando-se em forma de chuva, neve ou granizo.
Quando as precipitaçãoes caem no solo, uma parte escorre pela superfície, alimentando os rios, lagos e oceanos; outra se infiltra no solo e uma ultima pates voltar a formar nuvens, regressando à atmosfera com a evaporação. É um ciclo sem fim. A porção que se infiltra no solo vai alimentar as águas subterrâneas. Armazenadas em diferentesprifundidades, essas reservas são alimento por rios, lagoas, canais e águas provindas de degelo.

A distribuição e o consumo de água doce no mundo e no brasil.

O volume total de água na Terra não aumenta nem diminui: é sempre o mesmo. Hoje somos cerca de 6 bilhões de pessoas que, com outros seres vivos, repartem essa água. Cada pessoas gasta por dia, em média 40 litros de água: bebendo, tomando banho, escovando os dentes, lavando as mãos. etc.
Um europeu gasta de 140 litros a 200 litros de água por dia, enquantos um norte-americano gasta entre 200 e 250 litros. Em alguma regiões, como a África, o consumo médio por pessoa é de 15 litros por dia. No Brasil existem lugares, como o sertão nordestino, onde a água e muito escassa.

Um comentário: